Notícias
19/07/2006
BNDES prorroga prazo para pagamento de dívidas agrícolas
Agência CNM
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou por um ano, contado após o vencimento da última prestação, o prazo para pagamento de prestações vencidas e a vencer este ano referentes aos Programas de Investimento do Setor Agrícola. Os mutuários interessados poderão fazer o pedido com essa finalidade aos agentes credenciados do BNDES até o dia 31 de julho. O prazo para formalização dos contratos é até o dia 30 de setembro.
A renegociação dos prazos será analisada caso a caso, exceto as operações contratadas com mutuários cuja principal fonte de renda seja proveniente da produção de algodão, milho, sorgo, soja ou trigo e também com agricultores familiares que possuem renda originada da produção de leite. Nestes casos, o novo prazo poderá ser concedido de forma automática e sem aditivos, cabendo ao agente financeiro a decisão de repassar os recursos.
Porém, não terão direito à prorrogação do pagamento os mutuários cuja renda é derivada da produção de café e cana-de-açúcar ou, ainda, de lavouras que não sofreram problemas causados por fatores climáticos ou não enfrentaram dificuldades de comercialização provocadas pelo fator preço.
Além disso, o Banco autorizou a suspensão de cobranças das prestações de 2006, após a prorrogação pelo agente financeiro das vencidas e pegas este ano, em relação às operações renegociadas. A correção entre as datas de pagamento e de devolução será feita por meio da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje de 7.5% ao ano, acrescida de 1% anual.
Com informações da Agência Brasil