Notícias
25/03/2003
Lula quer prefeitos à frente do Fome Zero
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNM
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, delegou hoje aos prefeitos brasileiros a missão de instalar em seus municípios um conselho municipal de segurança alimentar. A missão dos Conseas municipais será coordenar e fiscalizar as ações do Fome Zero. “Com um Consea em cada cidade, tudo ficará mais prático, mais objetivo", disse o presidente.
O presidente também sugeriu que as figuras ativas da cidade façam parte desse conselho, como padres, pastores, líderes comunitários e juízes. Lula acrescentou que a sede dos conselhos locais deve ser um ponto de referência para a população do município, como a sede de um sindicato ou de um Clube Rotary.
A criação dos conselhos municipais era uma das sugestões dos prefeitos ao Consea e foi apresentada hoje pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski. Ainda na reunião de hoje, o presidente da CNM foi escolhido para integrar o grupo de trabalho encarregado de elaborar a II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para março de 2004.
De acordo com o presidente da República, caberá às prefeituras a tarefa de identificar as pessoas que não têm condições para se alimentar regularmente. Uma vez feito o mapeamento, essas pessoas receberão diretamente os recursos e as doações do programa de combate à fome.
Foi definido hoje quem ocupará as vagas das câmaras temáticas do Consea. O prefeito Ziulkoski foi confirmado no grupo de Economia, Produção e Distribuição.