Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Beneficiários do Bolsa Família recebem cartas do Planseq

Notícias

09/10/2008

Compartilhe esta notícia:

Beneficiários do Bolsa Família recebem cartas do Planseq

Agência CNM

Alguns beneficiados do Programa Bolsa Família começaram a receber cartas do Governo Federal convidando as famílias a inscreverem um de seus componentes no Plano Setorial de Qualificação (Planseq). O objetivo é a capacitação de pessoas no setor de Construção Civil. O governo pretende empregar quem fizer a capacitação nas construções do Programa Aceleração do Crescimento (PAC).

O Planseq formará profissionais em diversas especialidades de construção: serão pintores, pedreiros, encanadores, desenhistas, eletricistas, gesseiros, auxiliares de escritório e almoxarife, operadores de trator ou carpinteiros. As aulas serão práticas e teóricas, somando 200 horas no total. Instituições contratadas por edital vão ser responsáveis pela formação dos inscritos.

Uma das causas do desemprego nos municípios é a falta de qualificação profissional, portanto a Confederação Nacional de Municípios (CNM) espera que a abertura de vagas para cursos profissionalizantes em diversas áreas seja vista como uma estratégia para a redução do índice de desemprego.

Existem alguns requisitos para participação no Planseq, como a idade mínima de 18 anos e ter estudado até a quarta série do Ensino Fundamental. O candidato deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho e a carta convite no Sistema Nacional de Emprego (Sine/MTE) da cidade. Estar inscrito no Sine não significa estar matriculado nos cursos, antes o órgão fará uma seleção com base no perfil dos concorrentes e no histórico profissional.

O Plano
O Planseq Bolsa Família é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. Foram investidos R$ 145 milhões para capacitações. Os ministérios pretendem estabelecer este plano também no ramo turístico e capacitar mais beneficiados pelo Bolsa Família.

Com informações do MDS


Notícias relacionadas