Notícias
08/04/2014
Belezas naturais do Brasil são reconhecidas e atraem estrangeiros
O Brasil é o primeiro do ranking em belezas naturais, entre 140 países, segundo o Fórum Econômico Mundial. Privilegiado pela extensão territorial e variedade de biomas, o país tropical é procurado por 46,8% dos visitantes internacionais pelo lazer e pelas atividades junto à natureza. Nesse sentido, a Organização Mundial do Turismo (OMT) destaca que e o ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo, com taxas entre 15% e 25% ao ano.
A busca pelos paraísos naturais, por metade dos visitantes estrangeiros foi mostrada no último levantamento do Ministério do Turismo (MTur). A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2012. Já em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o MTur desenvolveu estudo em 2010 que mostrou a importância do setor e indicou que pelo menos 5,4 milhões de pessoas visitam o Brasil em busca de aventura, adrenalina, e lazer ao ar livre.
Arvorismo, trilhas, canionismo, canoagem, cicloturismo, rapel, exploração de cavernas, mergulho e tirolesa são algumas das opções de ecoturismo e turismo de aventura. São atividades praticadas em cachoeiras, grutas, cavernas, lagos, rios, mares, dunas, praias e montanhas, espalhados pelo Brasil, em biomas como Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, e os campos do Sul.
Da Agência CNM, com informações do MTur
Notícias relacionadas

