Notícias
29/04/2003
CNM toma posse no Conselho Nacional de Turismo
Agência CNM
Manuel Carlos Montenegro
O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, tomou posse hoje (29) no Conselho Nacional de Turismo. O conselho terá 47 representantes, dos quais 41 foram empossados hoje pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Ziulkoski afirmou que o turismo é um setor de grande importância para o desenvolvimento dos municípios.
“É uma força fundamental para desenvolver a economia local”, disse o presidente da CNM. O conselho faz parte do Plano Nacional de Turismo, que tem por objetivo impulsionar o setor de turismo no País. As metas estabelecidas no plano são elevar o total de divisas trazidas por turistas estrangeiros, aumentar o volume do turismo doméstico e criar 1,2 milhão de empregos.
De acordo com o plano, nove milhões de turistas estrangeiros trariam para o Brasil oito bilhões de dólares em divisas. Com 30% produtos turísticos a mais do que no ano passado, o turismo deverá gerar 65 milhões de desembarques em vôos domésticos. Cada estado brasileiro será responsável por criar três novos produtos turísticos.
O presidente da República ressaltou as perspectivas de crescimento para o setor. “A Organização Mundial do Turismo prevê que o setor do turismo será líder na geração de empregos no século XXI”, afirmou Lula. Enquanto a organização prevê um crescimento anual de 4,1% até 2020, o plano de turismo quer um crescimento de 15% ao ano.
Notícias relacionadas

