Notícias
12/03/2003
CNM tem vaga assegurada no Conselho Nacional de Turismo
Edit Silva e Nilo Dias
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) terá representação no futuro Conselho Nacional de Turismo. A garantia foi dada hoje pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, durante palestra na VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O ministro também se comprometeu a dar um aproveitamento mais efetivo às instâncias já organizadas da CNM para a discussão das prioridades pelo Ministério do Turismo, ou seja, para o planejamento participativo da política para o desenvolvimento do turismo a ser implantado.
Mares Guia disse que o Turismo é peça fundamental para o desenvolvimento do País e dos municípios que exploram tal atividade. Para o ministro, que trouxe todos os seus assessores diretos para a palestra, o Brasil tem o desafio de atrair nove milhões de turistas, por ano, gerando U$ 8 Bi de receita, deixando para trás a insignificante marca dos cerca de três a cinco milhões de pessoas que aqui chegam anualmente. “Não é possível que esse quadro permaneça, porque essas pessoas não gastam nem mil dólares por temporada”, reagiu Mares Guia, que pretende não apenas atrair turistas estrangeiros, mas também incentivar os brasileiros a viajar e aproveitou para dizer que já se reuniu com representantes das companhias aéreas a quem pediu que respeitem os horários, para atrair mais viajantes.
Outro dado que o ministro fez questão de destacar é que o setor turismo é um dos maiores geradores de empregos em todo o mundo e que o índice mundial mostra que, de cada nove empregos, um está no setor, mas que, no Brasil essa marca está em treze para cada trabalhador.
Walfrido Mares Guia, que se considera um articulador na função de ministro, não prometeu recursos financeiros aos prefeitos, mas destacou que o que importa é quanto de dinheiro cada ministério terá para investir no setor. “Já conversei com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, sobre as estradas importantes para o setor turístico e perguntei quanto ele poderá gastar com suas recuperações. Quero saber quanto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai investir em sua área para o benefício do turismo ecológico e quero saber qual a política do Ministério da Saúde para o combate das epidemias, que tanto afastam os turistas e, me interessa saber como irá trabalhar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, uma vez que a violência é grande inimiga dos nossos turistas,” disse ainda o ministro.
Ele acrescentou que “nada é melhor do que ver um turista saindo do Brasil dizendo que volta e que vai recomendar o nosso País para outras pessoas”.
Para facilitar o relacionamento do Ministério, Walfrido Mares Guia indicou o Secretário Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi, para receber as reivindicações dos municípios e anunciou que ele vai viajar a todas as regiões do País, para ouvir os secretários de turismo e destacou que “iremos fazer um plano com início, meio e fim”.
O ministro deixou claro aos prefeitos que um dos pontos fundamentais para atrair o turista é a higiene e criticou “é um vexame ver os nossos aeroportos internacionais e ainda temos que olhar se os hotéis que oferecemos estão limpos”.
Notícias relacionadas

