Notícias
22/11/2007
BB erra crédito da Cide
Agência CNM
Como detectado pelos gestores municipais, no dia 10 de outubro, foram creditados em dobro os valores da Cide nas contas bancárias dos municípios. O erro foi cometido pelo Banco do Brasil (BB), que depositou parte dos valores pertencentes aos Estados. Segundo informações obtidas pela CNM, o erro foi percebido um dia depois pelo BB, que descontou das contas municipais os valores creditados em duplicidade.
O problema é que, em muitos casos, os valores já haviam sido sacados pelos gestores municipais, e, no momento do estorno efetuado pelo BB, suas contas bancárias ficaram descobertas (valores negativos).
Como o problema foi causado pelo próprio BB, foi emitida uma orientação interna para que os gerentes das agências municipais negociem caso a caso. A recomendação é de que, naqueles municípios que estejam com as contas negativas, o BB abra uma linha de crédito sem a cobrança de juros até que novos valores sejam depositados. Nesse caso, o gestor municipal deve procurar pessoalmente o seu gerente de relacionamento do BB para solicitar a cobertura da conta e firmar o compromisso.
Em casos de problemas nas negociações, a CNM intermedia entendimentos junto ao BB por meio da Secretaria do Tesouro Nacional.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo e-mail contabilidade.publica@cnm.org.br.