Notícias
13/11/2020
Bate-Papo traz projetos que buscam práticas municipais inspiradoras em moradia
Entre os desafios da gestão municipal está o da moradia. Por isso, o Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 13 de novembro, trouxe para o debate a oportunidade de dois projetos que buscam práticas inspiradoras para América Latina e Caribe.
“Em termos mundiais temos mais de um bilhão de pessoas que vivem em assentamentos precários. No Brasil, nós temos mais de 45 milhões de pessoas que vivem em moradias que tem problema de adequação. Estes problemas são desafiadores para a gestão municipal”, inicia a analista técnica em planejamento e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Karla França.
O primeiro projeto é a Plataforma de Práticas de Habitat Urbano e Moradia (UHPH) que facilita o intercâmbio, encontro e divulgação de práticas, conhecimentos e atores regionais que trabalham o habitat urbano e a moradia, como reforça a gerente de projeto da UHPH, Estefania Villalobos. “Conhecemos que as práticas não necessariamente tem que ser focada na moradia em si. Pode ser planejamento, discussões de como melhorar o acesso a água. Outras circunstâncias que acompanham o assentamento humanos e urbanos”, reforça.
Para esta ação, as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de novembro em duas categorias: políticas públicas e práticas inspiradoras. As iniciativas devem contribuir para a moradia adequada e inclusiva, melhoria na qualidade urbana dos assentamentos precários, soluções urbanas para as Cidades Pós-Covid-19 em harmonia com as diretrizes das agendas globais de desenvolvimento urbano.
Para tanto, basta acessar o portal do UHPH e clicar em concurso. A primeira qualificação será em 25 de janeiro, quando serão anunciados os primeiros finalistas. Entre os dias 19 e 26 de abril, serão apresentadas as mais votadas e que estão já concorrendo pelo prêmio.
“Nós vamos reconhecer políticas, medidas e soluções que procurem melhorar inovações. São iniciativas que possam contribuir para que as cidades e os assentamentos sejam mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Além disso, procuramos trabalhar alinhados nas agendas globais e com o intercâmbio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)”, lembra Estefania.
InovaJuntos
Outra medida apresentada durante a transmissão do Bate-Papo foi o InovaJuntos. Promovida pela CNM em parceria com a União Europeia, o projeto tem como objetivo contribuir para o alcance dos ODS e da Nova Agenda Urbana (NAU). Nesta ação, as inscrições serão abertas na próxima semana, quando será lançado edital.
“A cooperação, a partir da identificação de boas práticas e problemas, pode trazer desenvolvimento, pode gerar inovação nos Municípios e nos territórios. O InovaJuntos pretende selecionar cidades para cooperarem entre si e gerarem inovação e desenvolvimento dos territórios. Objetivo é contribuir para o alcance do ODS e da Agenda Urbana”, complementa a analista técnica da área Internacional da CNM, Isabella Santos.
Na oportunidade, serão selecionados quatro Municípios brasileiros de acordo com alguns critérios. “As propostas vão receber pontuações. Todo o processo estará explicado no site e nas redes sociais da CNM a partir do dia 18 de novembro”, finaliza Isabella.
Para Karla França, as duas oportunidades têm muito a somar na gestão municipal. “Falar de práticas inspiradoras em termos de Brasil é justamente para que os gestores consigam desenhar políticas públicas habitacionais que gerem impacto social nos Municípios. Muitas vezes um Município de pequeno porte, por exemplo, tem dificuldade de se enxergar como um Município que promove uma prática inspiradora no contexto de moradia”, conclui a analista técnica.
A CNM disponibiliza publicação para que o gestor conheça mais sobre a Nova Agenda Urbana. Mais informações sobre o InovaJuntos podem ser esclarecidas pelo e-mail inovajuntos.br@cnm.org.br.
Confira como foi o Bate-Papo com a CNM
Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias
Notícias relacionadas


