Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Bate-papo com a CNM debate o papel do empreendedorismo na educação

Notícias

14/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Bate-papo com a CNM debate o papel do empreendedorismo na educação

14112019 Bate papo EmpreendendorismoNa série de programas especiais sobre a Semana Global do Empreendedorismo, o Bate-papo com a CNM, na segunda-feira, 11 de novembro, falou sobre Empreendedorismo e Educação. Entre os assuntos abordados, os convidados destacaram como os Municípios podem se engajar na iniciativa, qual a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o empreendedorismo, o papel da educação no desenvolvimento das competências dos estudantes. Ao final apresentaram um modelo de ação prática para ser aplicado nas escolas.

Na conversa, a analista técnica da área de Educação na entidade, Mônica Cardoso, destacou o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências e o significado prático da educação empreendedora. “A Base é um conjunto de orientações que vai nortear a comunidade escolar. Ela traz um novo olhar para o aluno também com esse foco de ser empreendedor, educação financeira. E deve ser aplicada tanto na rede pública quanto na privada”, explica.

O gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, falou sobre a atitude empreendedora e como ela se entrelaça com o que é esperado da educação, preparando os alunos para o futuro. “Um dado do Fórum Econômico Mundial fala que 85% dos empregos futuros do estudante de hoje ainda não existem, precisarão ser criados. Como o Uber, por exemplo, que antes não existia, e tantos outros. Então, como podemos nos preparar para esse futuro incerto?”, questiona. Gustavo também falou sobre as ações da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) e como as gestoras e os gestores municipais podem participar.

Confira aqui o programa completo Bate-papo com a CNM sobre educação e empreendedorismoBate-papo com a CNM sobre educação e empreendedorismo

 

Semana Global do Empreendedorismo

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

A semana ocorre entre os dias 18 a 24 de novembro de 2019. Os gestores podem se engajar inscrevendo iniciativas realizadas no seu Município (acesse aqui) ou visualizando a agenda de atividades (aqui) 

 

Guia para trabalhar o empreendedorismo na educação 

Como sugestão aos Municípios, Gustavo apresentou um manual de como iniciar uma história empreendedora nas escolas, durante a Semana Global do Empreendedorismo. O documento sugere uma palestra com uma personalidade que seja referência empreendedora na localidade e elenca possíveis perguntas e tópicos para serem trabalhados na atividade.

Acesse aqui o roteiro Como iniciar uma história empreendedoraComo iniciar uma história empreendedora

 

Base Nacional Comum Curricular

A BNCC foi instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017. O documento define pontos essenciais para garantir aos estudantes brasileiros o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns em todo o país.  São eles:

  • Documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento
  • Referência nacional e obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos estados, do DF e dos municípios e das propostas pedagógicas das escolas
  • Soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica.

Acesse aqui orientações sobre a BNCCBNCC

Acesse aqui a cartilha Boas Práticas na EducaçãoBoas Práticas na Educação

 


Notícias relacionadas