
Notícias
05/04/2005
Banco Mundial facilita acesso a verbas para prefeituras
Frederico Ferreira
Agência CNM
Financiamento sem o aval do governo federal. Este é o desejo de milhares de prefeituras que está próximo de virar realidade. O Banco Mundial (Bird) pretende lançar um programa que permita as prefeituras buscar fontes de financiamento sem a permissão do governo federal. Isso proporcionará às prefeituras maior liberdade e também garantirá rapidez na diminuição da burocracia.
Para isso, o banco está ampliando seus recursos destinados a projetos de infra-estrutura urbana nos países em desenvolvimento para que possa realizar investimentos em obras de urbanização e programa habitacionais cuja verba pode chegar a R$ 9 bilhões.
Este ano o Bird quer intensificar ações em projetos de urbanização. “Na última década, o Banco Mundial se afastou um pouco dos financiamentos de infra-estrutura, mas agora está retomando isso, atendendo à demanda, que tem sido crescente” afirmou Eleotério Codato, gerente do Banco Mundial na área de desenvolvimento urbano.
Somente prefeituras que possuam equilíbrio financeiro terão empréstimos garantidos sem o aval do governo federal. O receio do banco é no aumento do número de calotes sem o aval. Por isso, até o final do ano o banco tentará solucionar esses problemas. As prefeituras de capitais brasileiras que hoje estariam em condições de recorrer ao novo modelo, ele cita Belo Horizonte, Curitiba e Vitória. Outras, como Recife e Salvador, também integrariam a lista, mas com limitações.
Notícias relacionadas


