Notícias
08/11/2017
Bancada do PDT confirma posicionamento pela derrubada do veto ao Encontro de Contas
Após intensa articulação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o municipalismo já colhe frutos: a bancada do PDT está completamente favorável aos Municípios e confirmou que irá votar pela derrubada do veto ao Encontro de Contas. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) falou em nome do partido ao afirmar que seus correligionários já “fecharam esta questão”.
“A bancada do PDT fechou questão e vota contra o veto. Esse veto tira dinheiro dos Municípios, das prefeituras, do governo dos Estados. Afinal de contas, os Municípios pagaram a previdência social para a União e a União não faz a devida compensação”, afirmou ele.
Ele ainda reiterou que realizar o Encontro de Contas é uma questão de justiça. “Nós queremos esse Encontro de Contas, tão justo e tão necessário. A Cezar, o que é de Cezar, a Deus o que é de Deus, à União, o que é dela, aos Estados e aos Municípios o que é deles”, continuou.
“Temos esse compromisso de votar fechado contra o Veto 30 para reconhecer o direito que os prefeitos têm sobre essas verbas e sobre esses recursos”, concluiu.
A sessão conjunta do Congresso Nacional que apreciará o veto do Encontro de Contas (Veto 30/2017) está prestes a ser iniciada, pautada para a noite desta quarta-feira, 8 de novembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) compareceu em peso ao Congresso nesta tarde para trabalhar no corpo a corpo com os parlamentares.
O intenso trabalho já mostra efeitos. Além de bancadas partidárias, bancadas estaduais vêm declarando voto contra o veto, ao reafirmar o comprometimento com o municipalismo brasileiro.
A CNM ainda pede engajamento dos prefeitos e demais lideranças municipalistas até a hora da votação. A derrubada do Encontro de Contas é fundamental para que os Municípios consigam ter ciência de suas reais dívidas previdenciárias com a União.
Leia mais:
Conversa franca: CNM mobiliza deputados e senadores contra o veto ao Encontro de Contas
Congresso analisa vetos hoje à noite; prefeitos esperam derrubada do veto ao Encontro de Contas