Notícias
16/05/2017
Autoridades discursam na abertura do Congresso Internacional Municipalista
Apesar da distância física, os problemas vivenciados pelos Municípios dentro e fora do Brasil são, em sua essência, os mesmos. Nesta terça-feira, 16 de maio, foi aberto o Congresso Internacional Municipalista, que reuniu um conjunto de autoridades municipalistas de países latino-americanos para debater temas comuns.
O congresso acontece dentro da programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Líderes municipalistas internacionais já haviam participado da programação do evento em edições anteriores, mas essa é a primeira vez que Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza um congresso internacional dentro da Marcha.
Para dar início às atividades, o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, deu as boas-vindas aos representantes internacionais e discorreu sobre a necessidade de ampliar as discussões para o nível internacional. Em seguida, foi a vez das autoridades se pronunciarem aos milhares de prefeitos presentes no auditório.
O presidente da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Rafael Hidalgo, disse que a Marcha será um espaço para a troca de experiências com os Municípios brasileiros e defendeu a União do movimento. “A nossa demanda é a favor da descentralização. Quanto mais articulados e unidos, mais forte será a nossa voz na América Latina”, disse. Hidalgo também comentou sobre a representatividade da Confederação fora do país. “Eu quero dizer a vocês que a CNM é o coração da Flacma”.
Proximidade
Sua fala foi confirmada pelo vice-presidente da Organização de Governos Locais Unidos (CGLU), Iván Arciénega. “O modelo da descentralização está difundido em toda a América Latina. Nós vimos que nos últimos anos, ganhamos mais atribuições, mas precisamos também de mais recursos”, desabafou.
Já o embaixador da União Europeia no Brasil mencionou seu contentamento em ter um diálogo mais próximo com os Municípios brasileiros. Também falou a respeito do lançamento do projeto de Cooperação Urbana Internacional.
Programação internacional
As atividades do Congresso Internacional Municipalista continuam nesta quarta-feira, 17 de maio, com o lançamento do livro Municipalismo: perspectivas de descentralização na América Latina. O tema será aprofundado em um painel, agendado para as 9h.