Notícias
17/06/2010
Aumentam casos de dengue em Minas Gerais. Estado registra 46 mortes
CNM
Relatório da Secretária de Saúde de Minas Gerais mostra que 46 mortes por dengue foram registradas no Estado este ano. Somente na última semana foram confirmados dois óbitos em Juiz de Fora. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores para que intensifiquem os trabalhos de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Este ano, Minas Gerais registrou 195.640 casos da doença e ainda investiga 61. Vinte Municípios mineiros concentram 63,39% do total de casos do Estado. Depois da capital mineira, com 52.254 notificações, os Municípios da região metropolitana, Betim e Contagem, possuem o maior número de casos notificados 15.776 e 6.181 respectivamente. Os dados são da Secretaria, divulgado no dia 16 de junho.
As mortes são causadas por complicações ou por dengue hemorrágica – quando surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Em Belo Horizonte foram computadas oito mortes até o fechamento desta matéria.
Surto
Nesta época do ano é comum o aumento nos casos de dengue por causa da “situação entomológica favorável ao aumento de transmissão, causada pelas chuvas e da temperatura, consequentemente aumentando os índices de infestação do vetor da doença”, explica o boletim da Secretaria.
Outros Municípios mineiros que também registraram óbitos são: Juiz de Fora, Carangola, Santa Luzia, Arcos, Frei Inocêncio, Paraopeba, Vespasiano, Dores do Indaiá, Pirapetinga, Ponte Nova, Cana Verde, Nova Lima, Betim, Martinho Campos, Bom Despacho, Cataguases, Lavras, São Joaquim de Bicas, Moema, Salinas, Coroaci, Muriaé, João Monlevade, Divinópolis, Itaú de Minas, Pitangui e Três Corações.
Ações
Em Contagem, a ação adotada pela prefeitura para diminuir o número de casos foi a mobilização da comunidade. “Nós temos um programa permanente para evitar a proliferação da dengue”, explica o secretário de saúde, Eduardo Pinna. Apesar do alto número de casos notificados, ele ainda é o menor da Região Metropolitana mineira.
A secretaria municipal de saúde desenvolve mutirões de limpeza em parceria com a secretaria de obras. “Nesta época também aumentamos a quantidade de agentes nas ruas. E priorizamos a mobilização, porque não é mais preciso educar. A população já sabe dos riscos da doença”, defende Pinna.
O fumacê, usado para matar os mosquitos adultos, é jogado pelos agentes que levam nas costas a bomba borrifadora. Segundo o secretario, o caminhão que facilita esse trabalho é do Estado. “Mas, este ano nós já tivemos esse caminhão aqui em Contagem”, alega.
Nenhuma morte causada por dengue foi registrada em Contagem em 2010.
Acesse o blog de Minas Gerais com informações sobre a dengue no Estado.