
Notícias
11/08/2014
Aumentam casos de coqueluche no mundo
Nos últimos três anos houve um aumento nos casos de coqueluche no mundo, prinicipalmente Europa, Estados Unidos e Brasil. A quantidade de doentes diminuiu de 2013 para 2014, mas mesmo assim ainda é situação de alerta. Em todo o mundo foram registrados 2.544 casos no primeiro semestre deste ano contra 3.369 no ano passado - redução de 24%.
Nos registros brasileiros da doença, o Distrito Federal tem se destacado. Só no DF foram 89 casos de janeiro a julho deste ano.
A coqueluche é transmitida pelo contato direto, por isso muitos bebês são infectados através da mãe. Eles são uma das principais vítimas. A vacina tríplice acelular que atua contra a doença deve ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes até o final de 2014. A aplicação é preferencialmente na 27.ª semana de gestação.
Para as crianças, existe um calendário de vacinas que começa com a pentavalente, aplicada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. E depois dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche) - o primeiro aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.
Sintomas
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmitida pelo contato direto de pessoa doente, por meio de gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por acessos de tosse seca.
Agência CNM, com informações do Portal Brasil
Notícias relacionadas


