Notícias
11/10/2011
Atualização cadastral para transferência de renda teve prazo prorrogado
CNM
Municípios que ainda não atualizaram o cadastro para receber benefícios do programa de transferência de renda terão até dia 31 de dezembro para fazê-lo. A ampliação do prazo ocorreu devido à mudança do sistema do Cadastro Único. Após esse prazo, o benefício de quem ainda estiver com informações sem alteração há mais de dois anos será bloqueado em janeiro de 2012, e cancelados em março do mesmo ano. Os Estados com maior volume de cadastros revisados são o Paraná e Santa Catarina.
A data limite para a atualização era dia 31 de outubro, mas devido a uma suspensão forçada do atendimento aos beneficiários, o prazo teve de ser ampliado. Os gestores estão migrando os dados para uma nova versão desde dezembro de 2010.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores de que mudança de endereço ou de renda; localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.
Desde 2009, o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e os Municípios fazem, anualmente, uma revisão cadastral para identificar as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (Sigpbf).
Até o momento, em 2011, os gestores municipais atualizaram 48% dos cadastros que precisam renovar os dados – 638.302 famílias, das 1,3 milhão. Para um melhor resultado, a CNM orienta os gestores a atualizarem o cadastro das quase 700 mil famílias restantes até o fim do ano.
Veja aqui a relação das famílias