Notícias
19/02/2009
Atualização cadastral do Bolsa Família deve ser feita ate 31 de agosto
CNM
A atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) deve ser efetuada até dia 31 de agosto. Prazo final. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para que a atualização dos dados socioeconômicos dos beneficiários do Programa seja realizada dentro do prazo e não ocorra o bloqueio do benefício em setembro e o cancelamento em janeiro de 2010.
A atualização cadastral é um dos indicadores que compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Bolsa Família e a ampla atualização do cadastro promove aumento de recursos no município destinados à infra-estrutura. Para que os municípios possam checar as informações com as famílias, uma base de dados estará disponível na página on-line do Bolsa Família.
Outras duas ações administrativas que também devem ser realizadas pelos gestores municipais este ano: a revisão cadastral de usuários do programa e a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começará no final do segundo semestre.
Atenção
A CNM reafirma a importância da atualização cadastral dos beneficiários do Programa para os municípios. É preciso destacar que os gestores municipais estejam atentos em enviar os dados corretamente para que não ocorram problemas e não haja interferência na média do IGD, evitando redução de recursos.
Outros detalhes no site do MDS
Com informações da Agência Brasil
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717