Notícias
07/12/2005
Atraso: Produtores rurais do Nordeste ainda não receberam o Bolsa Estiagem
Frederico Ferreira
Agência CNM
O pagamento do Bolsa Estiagem para os produtores da região Nordeste está atrasado, exceto do Maranhão. Os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional ainda dependem do envio de documentos pelos estados. São cerca de 110 mil agricultores familiares da região a espera do recurso que garante R$ 300 às famílias agricultoras, que tiveram prejuízos causados pela seca na última safra.
A maioria dos estados ainda não repassou toda a documentação necessária. Os ministérios deram novo prazo para a entrega dos documentos: até quinta-feira, 8. Os estados que deixarem de mandar as informações ficarão sem receber os benefícios, montante que chega a R$ 34 milhões.
O coordenador do Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Jacksonvillian Nagorni, esclarece que dentro do calendário inicial, o dia 18 de novembro era o prazo final ajustado com os governos estaduais para que os dados fossem encaminhados. “Ainda não recebemos nem a metade dos dados necessários para o pagamento das bolsas”, ressalta Nagorni.
Quem não enviar vai ter que esperar pela próxima estiagem para receber o auxílio porque os ministérios não podem esperar mais, pois depois disso os recursos serão recolhidos pelo Tesouro Nacional.
A responsabilidade do envio é dos conselhos municipais e estaduais de desenvolvimento rural sustentável, mas o técnico do MDA sugere que os agricultores também conversem com essas entidades para que o repasse das informações seja apressado. É possível que se o dados chegarem na data certa, o pagamento saia na semana seguinte.