Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Atraso no crédito da Compensação Financeira de Recursos Hidrícos prejudica mais de 700 Municípios

Notícias

07/07/2014

Compartilhe esta notícia:

Atraso no crédito da Compensação Financeira de Recursos Hidrícos prejudica mais de 700 Municípios

AneelA Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu na última semana diversas solicitações de gestores municipais com questionamentos sobre o atraso do repasse dos recursos da Compensação Financeira de Recursos Hídricos (CFRH). A entidade entrou em contato com Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a fim de compreender os motivos que levaram ao atraso e com isso, poder orientar as prefeituras.

 

De acordo com a Lei 8.001/1990, o recurso deve ser efetivado mensalmente até o último dia útil do segundo mês subseqüente ao do fato gerador. O crédito é feito diretamente aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e aos órgãos da Administração Direta da União. Estimativa da Agência Nacional de Enegia Elétrica (Aneel) prevê um crédito de R$ 343.641.485,26 para os mais de 700 Municípios que recebem a compensação. No entanto, o recurso ainda não foi creditado.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou à Confederação que os os arquivos eletrônicos e as ordens bancárias com a distribuição dos recursos a Municípios e Estados beneficiados pela Compensação – feito conforme os seus coeficientes de rateio –, foram encaminhados ao Banco do Brasil entre os dias 30 de junho e 1.º de Julho.

Nesse sentido, a CNM, como representante dos Municípios, vai encaminhar ofício ao Banco do Brasil nesta segunda-feira, 7 de julho, para que efetue imediatamente o crédito nas contas dos Municípios.

Foto: Aneel


Notícias relacionadas