Notícias
26/10/2011
Atividades em 2010 foram impulsionadas por valorização de produtos
Levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgado nesta quarta-feira, 26 de outubro. O estudo revela que a valorização dos produtos agrícolas no mercado externo impulsionou os ganhos da atividade em 2010. Neste período, a agricultura brasileira alcançou o valor de R$ 154 bilhões em negócios.
De acordo com o PAM, o valor obtido em 2010 é 8,9% superior ao obtido em 2009. Para eles, os investimentos no setor e o uso de novas tecnologias foram os principais fatores responsáveis por este cenário, além da influência do comércio internacional – tanto sob o aspecto do aumento de demanda, como de redução da oferta de alguns produtos, que explica a elevação de preços no mercado.
Quase 5.500 Municípios foram ouvidos para a elaboração da pesquisa, que colheu informações sobre 64 produtos agrícolas.
Produtos
Entre todos os produtos pesquisados, os que tiveram maior peso no balanço do setor foram o café e a cana-de-açúcar. O café teve crescimento de 34,4% no valor da produção e apresentou uma elevação de 19,1% na produção nacional; já a cana-de-açúcar teve incremento de 14,9% no valor e de 3,7% no volume produzido.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil