Home / Comunicação / Assunto de publicação da CNM é levado aos Novos Gestores
Notícias
16/11/2012
Assunto de publicação da CNM é levado aos Novos Gestores
A continuidade da prestação de serviços é uma das preocupações que os novos gestores terão de ter. O departamento de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a responsabilidade na transição administrativa municipal, principalmente para aqueles que vão assumir o primeiro mandato.
O alerta e as orientações sobre este aspecto são um dos temas tratados durante o evento Novos Gestores, que a CNM tem promovido com os prefeitos eleitos e reeleitos do Brasil. Para que os gestores tenham melhor compreensão sobre o período de transição e as boas práticas de gestão, a CNM produziu a cartilha Último Ano de Mandato - Orientação para Encerramento de Gestão.
A publicação tem o objetivo de fazer com o prefeito eleito organize uma comissão de transição. Esta equipe deve ter responsáveis por diagnosticar a situação em que se encontra o Município, em conjunto com o atual gestor. Essa comissão deve fazer o acompanhamento até cinco dias após a posse do prefeito eleito.
“O cidadão não pode sentir que está havendo uma troca de governo. Ele não pode sentir este impacto na prestação dos serviços públicos”, pondera o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Conteúdo
A cartilha salienta que no período de transição é importante que sejam analisados documentos necessários para a continuidade da prestação de serviços à sociedade. Deverão ser avaliados documentos como: os demonstrativos de restos a pagar; saldos disponíveis, transferidos para o próximo ano; levantamento de bens de consumo existentes em almoxarifado; levantamento da situação do quadro de servidores, bem como seus cargos; relação de folhas de pagamento não quitadas, entre outras informações que devem ser disponibilizadas pelo gestor em exercício.
Para Ziulkoski, a iniciativa aprimora a gestão municipal e viabiliza o acesso a informação. O que contribui para o bom atendimento ao cidadão, além de servir de boa prática a ser implantada.
Mais informações aqui.
Veja a Cartilha.
O alerta e as orientações sobre este aspecto são um dos temas tratados durante o evento Novos Gestores, que a CNM tem promovido com os prefeitos eleitos e reeleitos do Brasil. Para que os gestores tenham melhor compreensão sobre o período de transição e as boas práticas de gestão, a CNM produziu a cartilha Último Ano de Mandato - Orientação para Encerramento de Gestão.
A publicação tem o objetivo de fazer com o prefeito eleito organize uma comissão de transição. Esta equipe deve ter responsáveis por diagnosticar a situação em que se encontra o Município, em conjunto com o atual gestor. Essa comissão deve fazer o acompanhamento até cinco dias após a posse do prefeito eleito.
“O cidadão não pode sentir que está havendo uma troca de governo. Ele não pode sentir este impacto na prestação dos serviços públicos”, pondera o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Conteúdo
A cartilha salienta que no período de transição é importante que sejam analisados documentos necessários para a continuidade da prestação de serviços à sociedade. Deverão ser avaliados documentos como: os demonstrativos de restos a pagar; saldos disponíveis, transferidos para o próximo ano; levantamento de bens de consumo existentes em almoxarifado; levantamento da situação do quadro de servidores, bem como seus cargos; relação de folhas de pagamento não quitadas, entre outras informações que devem ser disponibilizadas pelo gestor em exercício.
Para Ziulkoski, a iniciativa aprimora a gestão municipal e viabiliza o acesso a informação. O que contribui para o bom atendimento ao cidadão, além de servir de boa prática a ser implantada.
Mais informações aqui.
Veja a Cartilha.