Notícias
15/07/2013
Associação das cidades históricas foi criada durante XVI Marcha
As cidades consideradas patrimônio mundial segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ganharam uma associação para representá-las. Os gestores das cidades históricas se reuniram para fundar a Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas (ABCHT) na quinta-feira, 11 de julho, durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Pelo menos 100 Municípios brasileiros se autodenominam cidades históricas turísticas e dez delas constam na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A criação das entidades aconteceu após uma série de encontros promovidos pelo Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas. Entre suas atribuições está a sinalização de políticas públicas que visem capacitar profissionais para a gestão do patrimônio histórico e conscientizar a população para a importância desse legado.
Neste importante encontro, ocorreu a eleição do conselho diretivo da entidade. Para o prefeito de Penedo (AL), Marcius Beltrão, que foi escolhido para fazer parte do conselho diretivo, o objetivo da associação é integrar todos os Municípios históricos e turísticos do Brasil. “Essa união dos Municípios históricos e turísticos do País que são Patrimônio Nacional é uma grande conquista. Vamos trabalhar integrados na captação de recursos para investimentos. Desta forma, vamos universalizar o turismo para cada um dos municípios envolvidos”, explicou o diretor.
Ainda segundo o prefeito de Penedo, o cargo é uma garantia de que a histórica cidade dos sobrados terá voz. “A aprovação da cidade de Penedo para fazer parte do conselho diretivo é a garantia de que teremos voz no contexto nacional, ou seja, todos os investimentos e melhorias que as outras cidades históricas e turísticas receberem, teremos conhecimento e, também poderemos reivindicar”, garantiu o prefeito de Penedo, presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) e agora, também diretor da Região Nordeste da Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas (ABCHT), Marcius Beltrão.
Para presidir a Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas (ABCHT), o eleito foi o prefeito de Olinda (PE), Renildo Calheiros.
Notícias relacionadas

