Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / As belezas de Bonito atraem visitantes e renda para o Município sul-mato-grossense

Notícias

26/03/2012

Compartilhe esta notícia:

As belezas de Bonito atraem visitantes e renda para o Município sul-mato-grossense

Prefeitura de Bonito (MS)

O Município de Bonito (MS) com 20 mil habitantes, prova como é possível ganhar dinheiro com a preservação da natureza. Há 20 anos, eram duas pousadas, hoje são 86 hotéis com quase cinco mil leitos. Em 2011, o lucro chegou a R$ 120 milhões e mais de 170 mil turistas visitaram o local. A comunidade soube aproveitar e hoje o turismo é uma das principais fontes de renda da região

 

O Município criou um ordenamento turístico e ambiental, todos os passeios precisam de guias credenciados e um voucher único eletrônico onde a prefeitura e a Secretaria de Turismo fazem o controle. “Ganhamos o prêmio de melhores práticas em turismo no ano passado, isso transformou Bonito em referência e hoje somos o melhor destino de ecoturismo do país. Pessoas do mundo inteiro nós visitam para mergulhar com os peixes”, conta o prefeito José Arthur Soares.
 
Para o prefeito, o sucesso do ecoturismo na região é baseado no tripé: iniciativa privada, poder público e a comunidade. “A comunidade é um fator primordial, criar uma consciência ecológica local faz toda a diferença no sucesso do projeto”, ressalta Arthur. E ele dá uma dica para os prefeitos que quiserem tomar como modelo o caso de Bonito: “Explore de forma sustentável sua região, pense de forma ecológica e insira a comunidade no projeto para que ela entenda as melhorias que o turismo pode trazer”, ensina o prefeito.
 
Prefeitura de Bonito (MS)Hoje o Município tem R$ 44 millhões no orçamento de 2012 e 33% são de receita própria. “Com certeza a maior parte desses 33% vêm do turismo, rede hoteleira e serviços prestados e mais de 60% da mão de obra do Município está ligada ao turismo”, aponta. Para ele, Deus foi muito generoso com a região. “Não conheço nenhum lugar do mundo com tantos atrativos naturais. Temos cachoeiras, grutas, o aquário natural, o rio Sucuri e vários passeios”, exemplifica o prefeito, orgulhoso.
 
Para garantir a preservação dos rios, foi feito um levantamento em 74 propriedades às margens do Rio Formoso, em Bonito e onde tinha área degrada a mata foi replantada. A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando um trabalho de replantio para arborizar e recuperar uma grota nas proximidades do córrego Marambaia. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Edmundo Costa Júnior a importância das ações vai muito além da recuperação da vegetação e tem caráter sócio ambiental, estimulando a participação direta da comunidade nas ações de recuperação, replantio e preservação.

Rádio CNM: Ecoturismo é receita de sucesso em Bonito (MS) 
 
 

Notícias relacionadas