Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Arrecadação e repasse do Simples continuam sem regulamentação

Notícias

12/07/2007

Compartilhe esta notícia:

Arrecadação e repasse do Simples continuam sem regulamentação

Carla Etiene
Agência CNM

 

A minuta de resolução que regulamenta a arrecadação e o repasse dos tributos do Simples Nacional recolhidos pela rede arrecadadora em todo o país novamente não foi aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Sem a aprovação dessa resolução, a que trata da instituição centralizadora também continua suspensa.


A regulamentação do tema é discutida desde maio, mas tem encontrado diversas dificuldades. Essa última votação foi realizada ao longo da semana passada – entre 4 e 9 de julho - em reunião não presencial do CGSN. Estudo elaborado pela Secretaria Executiva (SE) do CGSN sugere que nova votação seja realizada ainda esta semana também por meios virtuais.


O secretário da Receita Federal do Brasil e presidente do CGSN, Jorge Rachid, solicitou à SE/CGSN a elaboração do estudo para esclarecimento de contribuintes e instituições. “É necessário esclarecer sobre o impacto da não aprovação dessas resoluções e sobre o eventual prejuízo à implantação da lei”, afirma Rachid.


Sem tempo
A SE/CGSN identificou os diversos impactos gerados pelo novo atraso na regulamentação, que atingem do contribuinte à implementação da lei, mas o risco fundamental decorre da impossibilidade da Receita firmar contratos com os bancos arrecadadores e com a instituição financeira centralizadora em tempo hábil.


Se a resolução fosse aprovada na próxima reunião presencial do CGSN, que está marcada para 23 de julho, sua publicação ocorreria em 25 de julho. Esse tempo não é suficiente para as providências contratuais, e não seria possível iniciar a arrecadação no início de agosto.


Portal X arquivos
Desta vez, o motivo da discordância foi o meio pelo qual estados e municípios receberão as informações dos valores arrecadados e as prestadas pelos contribuintes para geração do DAS. Os representantes dos estados sugeriram texto que determinava que a Receita enviaria arquivos com as informações semanalmente aos estados e municípios.

 

Após avaliações subsidiadas pelo Grupo Técnico de Tecnologia da Informação e pelo Grupo Técnico de Arrecadação e Repasse, o texto apresentado para votação estabelece que a Receita disponibilize os dados por intermédio do Portal do Simples Nacional.

 

“As remessas de informações em formato de arquivos são de fundamental importância para que os estados possam atualizar os sistemas de informações dos contribuintes”, argumenta o voto do representante dos estados. “O acesso individualizado aos dados por meio do portal, apesar de útil, torna impossível a efetivação do controle de todo universo de contribuintes”, declara.

 

A SE/CGSN tem sugestão de nova redação, que obteve consenso inclusive, após ser avaliada em reunião que debateu o tema, mas a aprovação definitiva da resolução deve ser feita pelo CGSN.

 

Acompanhe o especial sobre o Simples Nacional


Notícias relacionadas