Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Aroldi se reúne com Marun e cobra avanço de pautas municipalistas no Executivo

Notícias

26/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Aroldi se reúne com Marun e cobra avanço de pautas municipalistas no Executivo

Ag CNMCobrar o avanço de três pautas junto ao Executivo foi um dos pleitos da reunião entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, nesta quinta-feira, 26 de julho. Aroldi reconheceu que muitas pautas já foram encaminhadas e agradeceu ao governo, porém destacou a necessidade de se cumprir as promessas assumidas na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“Na Marcha, apresentamos dez pontos que a CNM e o movimento municipalista entendiam como prioritários, reconhecemos que muitos avançaram e agradecemos ao governo. Entretanto, há três pontos que ainda precisam ser avaliados e que são necessários aos Municípios”, ressaltou Aroldi.

O presidente da CNM lembrou que a regulamentação está prevista em lei e solicitou ao ministro que os temas, encaminhados pelos grupos de trabalho em andamento na Presidência, sejam publicados em três decretos presidenciais. Entre as pautas alertadas por Aroldi estão: a criação do Comitê Gestor do Encontro de Contas das Dívidas Previdenciárias, de acordo com a Lei 13.485/2017; os resultados do grupo de trabalho interministerial que trata dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS); e a linha de crédito para os precatórios - conforme determinado pela emenda constitucional 99/2016, que deve beneficiar mais de 4500 Municípios e todos os Estados da federação.

Mobilização

Aroldi entregou ao ministro um ofício e ressaltou a necessidade de o governo federal receber o Conselho Político da CNM durante a Mobilização Permanente articulada pela CNM para os dias 7 e 8 de agosto. “Seria importante que o presidente Temer recebesse os presidentes das entidades estaduais que representam os 5.568 Municípios do Brasil”, destacou.

A ação, marcada para os primeiros dias de retorno do recesso parlamentar, tem como foco a discussão e cobrança pela pauta prioritária no Congresso. Os municipalistas pretendem se encontrar com deputados e senadores para tratar de projetos que impactam diretamente a gestão local e aguardam apreciação no plenário da Câmara para avançar ao Senado. São o PLP 461/2017, que trata do Imposto Sobre Serviços (ISS); e a nova Lei de Licitações. Paralelamente à articulação no Legislativo, a Confederação espera conseguir agenda no Executivo.

O compromisso assumido por Temer com os Municípios durante a Marcha foi o de manter o diálogo até o fim de seu mandato. Marun ouviu os pleitos e garantiu que "o que a gente puder avançar para os Municípios a gente avançar neste governo".

Leia mais

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto


Notícias relacionadas