Notícias
29/10/2013
Após etapas municipais, gestores se reunirão para o debate em torno da igualdade racial
Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Brasília, gestores e especialistas do setor de Desenvolvimento Social participarão da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Assim como em outros eventos que debatem questões de abrangência nacional, etapas municipais foram promovidas em todo o Brasil. Nelas, foram escolhidos delegados para apresentar propostas e discutir o tema.
As etapas municipais ocorreram de julho a agosto, logo depois foram promovidos os encontros estaduais no sentido de elaborar as propostas levadas ao governo federal neste final de ano. A Conferência terá como debate central Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo.
Todas as propostas oriundas dos Municípios e Estados serão avaliadas e votadas. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Conferência se apresenta como um desafio frente às outras políticas que estão consolidadas, mas sem dúvida vem corroborar para o planejamento e fortalecimento, bem como para a garantia de direitos e inclusão.
Discussões em pauta
A pauta de debates da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é formada pelos seguintes subtemas:
I – Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
II – Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios;
III- Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias;
IV- Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.
O evento não é aberto ao público. Somente os delegados eleitos nas etapas anteriores poderão representar os entes.