Notícias
25/08/2017
Apresentação de iniciativa voltada às mulheres municipalistas encerra painel do Diálogo em Canela
O aumento e a qualificação da participação feminina na política foi destaque no final da tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, do primeiro dia do Diálogo Municipalista em Canela, no Rio Grande do Sul. A coordenadora nacional do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tânia Ziulkoski, ministrou o painel para apresentar a iniciativa aos gestores.
Ela explicou aos gestores toda a trajetória desde o surgimento do MMM até os desafios atuais da iniciativa. “Há muito tempo que a gente vem pensando em uma maneira da mulher participar mais ativamente do movimento municipalista”, contou Tânia Ziulkoski.
Entre algumas das atribuições das participantes estão a identificação e articulação de projetos de interesse dos Municípios e de temas de gênero que tramitam no Congresso Nacional. Essas ações seriam feitas por meio de articulação com a bancada feminina na Câmara e no Senado. Ainda estão previstas a promoção de redes de cooperação social como, por exemplo, a rede de Município doadores de sangue.
A programação do Diálogo Municipalista em Canela continua nesta sexta-feira, 25 de agosto. Serão ministrados painéis como a Rede Municipalista: objetivos de forma e atuação e a pauta prioritária no Congresso Nacional. Ainda está previsto uma palestra que vai abordar parcerias entre os órgãos de controle externo e os Municípios que vai contar com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.