Notícias
18/12/2007
Aplicativo do Cadastro Único para Programas Sociais tem nova versão
Agência CNM
A nova versão do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal pode ser acessada pelos gestores municipais do Programa Bolsa Família. Com a versão 6.05, é possível identificar famílias em situação de rua, pessoas libertas de trabalho escravo e as que participam de programas ou recebem benefício social. Instruções operacionais estão em elaboração e serão disponibilizadas em breve.
O uso do Cadastro Único, que é uma base de dados utilizada especialmente pelo Bolsa Família, será facilitado com as novas funções. Um dos novos campos obrigatórios do cadastramento é a identificação de famílias que moram na rua e que freqüentam albergues, repúblicas e asilos, entre outros.
A inclusão da tabela com o código do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) atualizada também foi implantada. Além dos dados atuais, o novo instrumento permite pesquisa por nome e código da escola para a correção de informações.
Os campos foram inseridos apenas no Aplicativo de Entrada e Manutenção de Dados do Cadastro Único. Os formulários de cadastramento impressos não apresentam esses campos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o sistema foi alterado para aprimorar a gestão das políticas sociais e a mudança facilitará o trabalho de gestores municipais no acompanhamento da freqüência escolar.
Com informações do MDS