Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Apesar da situação epidemiológica crítica, ministro da saúde afirma que zika está sob controle

Notícias

03/02/2016

Compartilhe esta notícia:

Apesar da situação epidemiológica crítica, ministro da saúde afirma que zika está sob controle

03022016_zikapneu_PrefAraputangaMTO ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou na manhã desta quarta-feira, 3 de fevereiro, que a situação do zika vírus no Brasil "está sob controle" e que, "apesar das dificuldades econômicas" da administração federal, não faltará dinheiro para matar mosquitos e pesquisar uma vacina. A declaração reverte o tom das últimas respostas do governo sobre a epidemia já que no mês passado o próprio ministro afirmou que o País estava "perdendo feio" a batalha para o mosquito Aedes aegypti.
 
Dados epidemiológicos confirmam 404 casos de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, dos quais 17 estão relacionados ao vírus Zika. Ainda estão sendo investigados 3.670 casos suspeitos de microcefalia em todo o país, o que representa 76,7% das notificações. Os casos confirmados foram registrados em 156 Municípios de nove Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A Região Nordeste concentra 98% dos Municípios com casos confirmados. Pernambuco concentra o maior número de localidades com casos confirmados (56), seguido do Rio Grande do Norte (31), da Paraíba (24), da Bahia (23), de Alagoas (10), do Piauí (6), do Ceará (3), do Rio de Janeiro (2) e do Rio Grande do Sul (1).
 
Nas próximas semanas, serão anunciados das notificações compulsórias dos casos identificados como infecção pelo vírus Zika no Brasil. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) não contabiliza o número de infecções pelo Zika. O acompanhamento é feito pelo sistema de vigilância Sentinela para monitorar a circulação do vírus e prestar apoio às medidas de prevenção à doença.
 
Chegada de especialistas
Segundo o ministro, no dia 11 de fevereiro, chegarão técnicos americanos para trabalhar em uma vacina contra o vírus.
 
Da Agência CNM, com informação da Agência Estado.

Notícias relacionadas