Notícias
16/03/2010
Ampliado número de doses da vacina contra Hepatite B
CNM
A vacinação contra a Hepatite B será intensificada no Brasil. A partir de março, o país terá mais 60 mil salas especiais para vacinação distribuídas em diversos Municípios. Este ano, serão 18 milhões de doses a mais da vacina em relação a 2009. Ao todo estão disponíveis aos brasileiros 33 milhões de doses.
A primeira etapa deve priorizar as pessoas mais vulneráveis a contrair a Hepatite B, como crianças e adolescentes – de 0 a 19 anos. Porém, com o aumento na quantidade de doses, pessoas de outras faixas etárias também terão acesso à vacina, como por exemplo, caminhoneiros, portadores de doenças sexualmente transmissíveis, gestantes, manicures e podólogos, entre outros.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta aos gestores a importância da campanha da vacinação e da abertura de todos os postos do Sistema Único de Saúde (SUS), em cumprimento a uma das principais diretrizes do SUS, a prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde, após três doses da vacina, mais de 90% dos jovens e adultos ficam imunizados contra a Hepatite B.
Com informações do Ministério da Saúde