Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Amazonas, Pernambuco e Maranhão: adesão ao Dia 23 é unânime

Notícias

22/10/2009

Compartilhe esta notícia:

Amazonas, Pernambuco e Maranhão: adesão ao Dia 23 é unânime

CNM

 

Publicidade em outdoors, rádios e jornais. Essa é a estratégia adotada pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) para alcançar o maior número de participantes no Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Com o objetivo de garantir a informação a toda população, a entidade espalhou por oito pontos de Manaus outdoors alertando os munícipes sobre esta mobilização a nível local.

 

A associação, presidida pelo prefeito de Manaquiri, Jair Souto, espera “mostrar qual a verdadeira situação dos Municípios do interior do Estado diante da crise que se agrava desde o ano passado”.

 

Além da divulgação nas ruas, haverá também publicação de um artigo do presidente Paulo Ziulkoski em três grandes veículos de comunicação do Amazonas e mais alguns informativos gravados para rádios de alcance principalmente no interior. No artigo, Ziulkoski aborda principalmente a dificuldade dos gestores para manter a Saúde e a Educação.

 

Jair Souto convocou para a sexta-feira, 23 de outubro, uma coletiva de imprensa para apresentar os vídeos formulados pela CNM a respeito das obrigações impostas aos Municípios e a queda nas receitas durante este ano. Além de Souto, participarão da coletiva outros prefeitos do Estado, onde a adesão é bastante significativa.

 

Outros Estados
A retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é o motivo pelo qual os gestores de Moreno (PE) aderiram a ação deste Dia 23. A divulgação neste caso será feita por meio de 100 mil panfletos, faixas e mensagens transmitidas em carros de som. Para o prefeito Edvard Bernardo, a conscientização dos moradores é muito importante para a administração pública.

 

Em Moreno, 70% da receita e, consequentemente, do sustento do Município provém do FPM. “A população foi levada a ver apenas o lado bom da redução do IPI. Mas existe um lado negativo para o qual o cidadão comum precisa ser alertado. Neste protesto, vamos lembrar que a medida do governo federal também comprometeu a arrecadação dos Municípios, gerando conseqüências negativas”, adverte.

 

Durante visita à sede da CNM, nesta quinta-feira, 22 de outubro, o prefeito de Bacabeira (MA), José Venâncio Filho, confirmou a adesão ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Ele fará mobilização conjunta com outros gestores vizinhos. “Precisamos de mais recursos. Vim a Brasília buscar ajuda porque a situação é insustentável”, afirma.

 

O Dia 23 foi idealizado pela CNM em parceria com as entidades estaduais de todo País. Nesta sexta-feira, praticamente 90% dos munícipes saberão sobre a forte crise que prejudicou as contas municipais e impediu investimentos em diversos setores, além de resultar em corte de servidores.

 

Saiba mais aqui

 


Notícias relacionadas