Notícias
30/05/2005
Alunos da rede pública receberão orientações para vida saudável
Agência CNM
Alunos das escolas públicas da educação infantil e ensino médio de todo o país (aproximadamente 48 milhões) vão receber informações sobre como cuidar da saúde. Os ministérios da Educação e da Saúde criaram uma câmara intersetorial para elaborar diretrizes de uma política nacional de educação em saúde. O trabalho terá início com levantamentos dos projetos, programas e ações de promoção da saúde já existentes nas escolas.
A idéia é aumentar o conhecimento dos alunos estimulando atitudes para uma vida mais saudável. Os professores vão repassar informações sobre bons hábitos de higiene, como aumentar o consumo de alimentos saudáveis e estimular a prática de atividade física, além de dar noções de como evitar doenças como: dengue e leptospirose.
O projeto visa ainda incentivar a criação de uma política-pedagógica, onde cada escola poderá elaborar campanhas voltadas a saúde enfatizando problemas epidemiológicos e saindo da rotina de temas como “Aids” e “Prevenção de Gravidez na Adolescência”. Trata-se de um manual de planejamento que mostrará como se concretizar a idéia
O coordenador geral de Ações Populares de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, José Ivo Pedrosa, informa que foi criado o manual "A Escola que Produz Saúde" para orientar os professores sobre como adotar ações para promover a educação em saúde. "Esse manual traz exemplos de como os professores e alunos podem identificar os problemas mais comuns", explica o coordenador.
Pedrosa lembra ainda que a participação da sociedade é fundamental: "Não existe educação em saúde sem o envolvimento de toda a população. É preciso divulgar as informações para toda a comunidade sobre as principais doenças de cada região, além de hábitos saudáveis que vão desde a escolha dos alimentos e a higiene até a prática de atividades físicas."
As escolas interessadas em obter o manual podem telefonar para (61) 315-3470 ou escrever para a Coordenadoria Geral de Ações Populares de Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Brasília - Distrito Federal.