Notícias
23/10/2009
Alunos da rede municipal pedem mais atenção do governo federal
CNM
As crianças da rede municipal de ensino do Município paulista de Sarutaiá, a 291 quilômetros da capital do Estado, mostraram na manhã desta sexta-feira, 23 de outubro, que também têm conhecimentos sobre a crise financeira que afeta os Municípios brasileiros. Por meio de cartazes afixados na porta das escolas, elas cobraram mais atenção do governo federal.
Entre as frases elaboradas pelos alunos, destaque para alertas como: “Os recursos não são suficientes para manter todos os projetos”, “Todos os cidadãos dos Municípios pedem mais recursos do FPM”, “A Saúde dos Municípios piora e está à caminho da UTI sem os recursos financeiros”, “O Município é o principal executor das políticas sociais”, “A manutenção dos serviços de Educação e Saúde é impossível com os recursos repassados em 2009” e “Governo federal, socorro”.
A iniciativa, incentivada pelo prefeito Isnar Freschi Soares, chamou a atenção dos moradores de Sarutaiá e da imprensa local pela criatividade. Quem passou em frente às escolas, teve a oportunidade de conhecer quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos Municípios. Os temas prioritários pautados pela CNM – Saúde e Educação – foram os mais lembrados.
Máquinas paradas
Ao lado dos cartazes, outra forma de protesto para lembrar o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Todo o maquinário – tratores e patrolas, por exemplo – ficou exposto no centro da cidade como mais um alerta de que os recursos das prefeituras estão escassos.
Mas apesar desta manifestação, é importante ressaltar que os serviços essenciais do Município prestados à população não foram paralisados neste dia 23 de outubro. A coleta de lixo, hospitais e escolas funcionaram normalmente. Desde o início, este foi um dos principais lembretes da Confederação Nacional de Municípios, quando começou a mobilizar os prefeitos em todo o País.
Conheça o site do dia 23 de outubro Veja a galeria de fotos da mobilização em todo o Brasil