Notícias
28/03/2011
Alerta: casos de dengue aumentam em Municípios
CNM
Os casos de dengue continuam aumentando em vários Municípios do país. As secretarias de saúde estaduais divulgaram boletins revelando como está o avanço da doença nos Municípios. No Estado do Amazonas, por exemplo, a Secretaria de Vigilância em Saúde (FVS) divulgou nesta segunda-feira, 28 de março, que até o momento 22.483 casos foram diagnosticados e ocorreram 10 óbitos.
O Estado de Alagoas registrou quatro Municípios com epidemia segundo dados da Secretária de Saúde do Estado, divulgados em 22 de março. A situação epidêmica é declarada quando o número de moradores afetados é superior a 300. Os Municípios são: Belém, Colônia de Leopoldina, Marechal Deodoro e Palmeira dos índios.
Há ainda sete Municípios alagoanos em situação de alerta - com 100 e 300 casos registrados da doença - e 44 diagnósticos de dengue hemorrágica. São, Arapiraca, Coité do Noia, Estrela de Alagoas, Lagoa da Cano; Rio Largo, São Brás e Satuba.
No Ceará a situação também é preocupante pois foram diagnosticados 14.796 casos suspeitos de dengue em 163 Municípios, com a confirmação de 6.870 ocorrências em 149 deles. Já ocorreram 19 óbitos e 156 casos suspeitos de febre hemorrágica. Em Fortaleza foram registrados 1.681 casos da epidemia. No interior do Ceará, o Município Itapipoca lidera o ranking com 730 ocorrências.
Paraná
Um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná nesta segunda-feira, 28 de março, confirma dez mortes por dengue. O Paraná tem 5.684 casos confirmados de dengue em 115 Municípios. No boletim divulgado, a Secretaria de Saúde do Paraná também informou que 16 Municípios do Estado que estão sob alto risco de epidemia da doença. São eles: São Miguel do Iguaçu, Leópolis; Florestópolis, Astorga, Cambé, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Medianeira, Maripá, Santa Fé, Marialva; Matelândia, Sarandi, Goioerê, Paiçandu e Cascavel.
Tipo 4
Depois da confirmação de casos de dengue tipo 4 em mais três Estados na última semana, especialistas mostram preocupação pelo fato da maior parte dos brasileiros não ter imunidade contra esse tipo de vírus. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação dos casos de dengue 4. No total, foram 51 casos espalhados pelos seguintes Estados: 18 em Roraima, 17 no Amazonas, 11 no Estado do Pará, dois casos no Rio de Janeiro e Bahia e um caso no Piauí, conforme dados das secretarias estaduais de saúde. Os primeiros casos apareceram em Roraima em julho de 2010. Os registros mais recentes foram encontrados na Bahia e no Rio de Janeiro.