Notícias
05/01/2005
Agricultura familiar representa 10,06% do PIB nacional de 2003
Frederico Ferreira
Agência CNM
O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou o resultado da pesquisa sobre a participação da agricultura familiar no PIB brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa revelou que em 2003 a participação da agricultura familiar no PIB nacional foi de 10,06% totalizando R$156,6 bilhões. Houve um aumento de 9,37% em relação ao ano anterior, o que representa mais de 13 bilhões no cálculo final do PIB. O crescimento da agricultura familiar foi superior ao crescimento do PIB nacional que caiu 0,2% e das cadeias produtivas da Agricultura Patronal (5,13%).
A metodologia utilizada foi delimitar o universo da agricultura familiar e na identificação do desempenho da sua produção agropecuária, a Fipe utilizou dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do IBGE. O objetivo da pesquisa foi definir e quantificar a renda gerada pelas cadeias produtivas da agricultura familiar. A pesquisa foi dividida por segmentos: insumos para a agropecuária, agropecuária, na indústria de base agrícola e na distribuição final.
Essa foi a primeira vez que o governo federal mediu os resultados econômicos das cadeias produtivas da agricultura familiar. As informações podem ser utilizadas na solicitação de novos recursos e na elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural dos municípios.
Clique aqui para conferir a pesquisa.