
Home / Comunicação / Agricultores sofrem prejuízos com aumento dos apagões, apontam especialistas
Notícias
28/02/2014
Agricultores sofrem prejuízos com aumento dos apagões, apontam especialistas

Entre elas, os participantes destacaram que a interrupção da energia elétrica impede, por exemplo, o agricultor de irrigar a terra, o produtor de leite de fazer a ordenha mecânica e a refrigeração do produto já estocado; o avicultor de manter os seus animais pela falta de ventilação nos galpões; e o dono do armazém de utilizar o sistema de esteiras para movimentar os grãos.
Os participantes apontaram ainda que, além da perda de produção, os agricultores enfrentam problemas pela queima dos equipamentos, decorrente de oscilações na rede quando do retorno do fornecimento de energia elétrica após os apagões.
O representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Cristiano Palavro, ressaltou que a expansão de atividades, como irrigação e beneficiamento de produtos, já estaria comprometida por falta de energia elétrica. “Os projetos ficam parados nas instituições financeiras, aguardando a liberação de carga elétrica por parte das concessionárias, o que gera imensa estagnação dessas atividades e prejuízos à economia do país como um todo”, disse.
Agência CNM, com informações da Agência Senado
Notícias relacionadas



