Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Agricultores podem adotar medidas emergenciais para controle de pragas

Notícias

08/11/2013

Compartilhe esta notícia:

Agricultores podem adotar medidas emergenciais para controle de pragas

José Luiz Oliveira/CodevasO Oeste da Bahia teve a Situação de Emergência fitossanitária ou zoossanitária declarada. Com isso, os produtores rurais dessa região podem aderir ao Programa de Supressão da praga Helicoverpa Armigera promovido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia. Essa é uma medida emergencial de defesa sanitária para reduzir a população de pestes nas lavouras.

Alem da política estadual, os agricultores devem adotar outras medidas definidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre elas, a do uso de cultivares resistentes, prazos para o vazio sanitário, rotação de culturas, controle biológico e químico.

A declaração e emergência do Oeste baiano e a autorização para importar defensivos agrícolas à base do ingrediente ativo Benzoato de Emamectina estão previstos nas Portarias 1.059/2013 e 1.109/2013, respectivamente, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os demais Municípios, que estão enfrentado o mesmo problema, podem solicitar a declaração de Estado de Emergência fitossanitária ou zoossanitária, com base no Decreto 8.133/2013. O objetivo do decreto é implantar medidas para controle integrado da Helicoverpa armigera nos seus territórios.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a medida permite que os Municípios atuem em defesa da agropecuária municipal, para evitar perdas na economia local e na arrecadação.

Leia também: Prefeitos podem solicitar declaração de emergência fitossanitária ou zoossanitária

 


Notícias relacionadas