Notícias
08/10/2008
Adesão ao Brasil Alfabetizado vai até 11 de outubro
Agência CNM
Os estados, municípios e o Distrito Federal solicitaram ao Ministério da Educação (MEC) a prorrogação do prazo para a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado. Agora, os entes têm até 11 de outubro para manifestar interesse e se inscreverem pelo portal do programa na Internet.
O MEC analisa 99 inscritos e acerta outros 66. Ao todo, 1.073 municípios acessaram o termo de adesão, e 860 estão usufruindo do processo de projetos para a alfabetização de jovens e adultos.
Dos 27 estados, apenas sete ainda não encaminharam os termos de adesão ao ministério.
Neste ano, ações serão realizadas nos estados do Pará, Minas Gerais, Acre e Tocantins, além de todo Nordeste. Nessas regiões, 1.928 municípios apresentam índice de superior a 25% de analfabetos. Para a alfabetização serão necessários 125 mil profissionais.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que a emancipação social a nível municipal depende, entre outros fatores, da educação de seus habitantes. Como grande
parte dos municípios aderiram ao Programa Brasil alfabetizado, isso evidencia o interesse municipal na educação de seus habitantes.
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
Mais informações sobre o Brasil Alfabetizado