Notícias
18/03/2016
Ações municipais de enfrentamento ao Aedes aegypti recebem destaque da CNM
Em atendimento a solicitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), gestores locais divulgam ações promovidas de enfrentamento ao Aedes aegypti. E entidade promove companha nacional de incentivo as boas práticas que buscam a combater a proliferação do inseto que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Há estudos em andamento para confirmar se a incidência algumas outras moléstias são causadas também pelo mosquito.
A área técnica de Desenvolvimento Social da CNM entrou em contato com alguns Municípios para verificar o desenvolvimento de políticas conjuntas e a possibilidade de relata-las, por meio da gravações de vídeo. Gestores municipais de três Prefeituras dos Estados do Ceará, Pernambuco e Tocantins atenderam ao pedido, e mostram de que forma mobilizam a comunidade local para o enfrentamento do problema.
Por entender que as iniciativas podem ser adaptadas por outros Municípios brasileiros e por reconhecer o esforço do poder público local em cumprir com seu papel, a Confederação concede destaque às campanhas realizadas, por meio de parceria entre às Secretarias de Assistência Social e de Saúde.
Inclusão
Em Araguaína (TO), mosquiteiras são distribuídas paras as famílias, além de trabalho das equipes de servidores da Prefeitura, por meio das secretarias da Saúde e da Assistência Social, Trabalho e Habitação, na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras I), no Setor Céu Azul. Também têm sido promovido palestras com alunos da rede de ensino e os pais, que tratam das armadilhas – locais de proliferação do mosquito.
De acordo com a Superintendente de Proteção Social, Valéria Domingues, é muito importante, a participação da comunidade. “Se todos nós estivermos udos, vamos combater o mosquito. A luta é de todos, manter quintais limpos, não acumular água em recipientes, são ações simples que todos podem fazer”, disse.
Atividades
No Ceará, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Crateús tem feito mobilização da equipe de referência para o combate aos focos do Aedes aegypti. A população apoia as iniciativas e reconhecem a urgência de combater a epidemia – uma preocupação da saúde pública e familiar. A campanha contou com panfletagens, cartazes, palestras e capacitações.
Já, em Garanhuns (PE), a Secretaria de Assistência Social promoveu diversas atividades de conscientização referente ao combate ao mosquito Aedes aegypti, em todas as suas unidades. O objetivo das ações foi sensibilizar os usuários da rede e seus familiares para a importância de envolver a população, e impedir a proliferação do mosquito no Município. Além disso, a Prefeitura também tem atuado para garantir os trabalhos de acolhimento, de atendimento social e de inclusão nos programas se aplicam a todas as famílias em situação de vulnerabilidade. Com atenção especial às crianças com suspeita ou diagnosticadas com microcefalia e suas respectivas famílias.
Veja os depoimentos de Araguaína, de Crateús e de Garanhuns