
Home / Comunicação / A comunicação deve ser fortalecida para o efetivo controle do ebola
Notícias
08/09/2014
A comunicação deve ser fortalecida para o efetivo controle do ebola

Segundo ela, a informação é crucial para evitar o contágio de ebola, já que o vírus só é transmitido quando há sintomas, principalmente febre, diarreia e vômitos. Quanto ao risco de transmissão da doença, a médica reforça a atual situação de "controle" pois os únicos contaminados estiveram na área do surto.
Denise Cardo explica que o surto atual - considerado o maior desde a descoberta do vírus em 1976 - atingiu nível de descontrole em alguns países, especialmente em Serra Leoa e na Líberia, por causa da má condição de infraestrutura. Além disto, é difícil controlar o surgimento de um surto porque o vírus existe entre animais, ainda que não esteja ativo entre humanos. "A melhor maneira de evitar o surto é isolar o primeiro caso. Em vários surtos anteriores, isso aconteceu", lembrou.
A União Africana se reúne nesta segunda-feira, 8 de setembro em Adis Abeba, na Etiópia, para avaliar a situação na África Ocidental. Na reunião, o Conselho Executivo do organismo vai debater o que chama de "estigmatização dos países afetados pelo surto de ebola".
Da Agência CNM, com informação da Agência Brasil
Notícias relacionadas


