Notícias
03/01/2008
Ações de prevenção e combate à dengue começam em municípios do Rio
Agência CNM
O reforço a ações de prevenção e combate à dengue começou a ser feito ontem, 2 de janeiro, em 13 municípios do Rio de Janeiro. Telemarketing, folhetos, programas de rádio e carros de som serão usados para alertar a população sobre os métodos eficazes de prevenção à doença e identificação de sintomas.
Os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica são o foco das ações.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), uma parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal foi realizada com o objetivo de expandir o trabalho: mensagens de alerta serão incluídas nos extratos de auto-atendimento. Além disso, lotéricas emitirão os alertas nos comprovantes de pagamento de contas de consumo.
O último levantamento realizado pelo MS, em novembro passado, mostrou altos níveis de infestação do mosquito da dengue em diversos municípios fluminenses, em especial nos metropolitanos.
Segundo o MS, o governo repassa recursos, inseticidas e kits de diagnóstico da dengue e cabe aos municípios o combate ao mosquito com a realização de ações que envolvam outras áreas, como educação, meio ambiente, limpeza urbana e saneamento.
Com informações do MS