Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / 1.687 casos de microcefalia ligados ao vírus zika são confirmados no Brasil

Notícias

14/07/2016

Compartilhe esta notícia:

1.687 casos de microcefalia ligados ao vírus zika são confirmados no Brasil

06012015_microcefalia_govdePEDesde outubro de 2015, 1.687 casos foram confirmados de microcefalia ligados à infecção de zika. Ainda permanecem em investigação pelo Ministério da Saúde e pelos estados, 3.142 casos suspeitos de microcefalia em todo o país.
 
Do total de casos confirmados, 266 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus zika. Mas esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus já que é considerado que houve infecção pelo vírus na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. Os 1.687 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 592 Municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.
 
Em relação aos óbitos, no mesmo período, foram registrados 351 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação no país. Isso representa 4,2% do total de casos notificados. Destes, 102 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 190 continuam em investigação e 59 foram descartados.
 
Prevenção
As gestantes devem continuar a adotar medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e principalmente proteger-se da exposição de dos insetos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida. É importante também utilizar repelentes permitidos para gestantes.
 
Da Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde

Notícias relacionadas