Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Biblioteca

Biblioteca

Busca Avançada

Sua avaliação

AVALIAR

O Calcanhar de Aquiles da saúde pública - Recursos Humanos em saúde

‣ Saúde

Descrição

Para concretizar o Sistema Único de Saúde (e universal) é preciso, dentre outras coisas, recursos humanos. O Brasil atravessa uma séria crise no que se referem aos profissionais de saúde, especialmente à classe médica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta uma estimativa referente ao número mínimo essencial de profissionais para cada mil habitantes. Em algumas regiões do País, sequer atingimos o mínimo; em outras, atingimos o mínimo, mas não no setor público.

Diversos fatores contribuem, negativamente, para esse problema: concentração de médicos nas regiões metropolitanas e nas grandes cidades; complexidade no processo de reconhecimento de diplomas vindos do exterior; impossibilidade (legal) de contratar profissionais estrangeiros; dentre outros. É nesse contexto de caos que os “desertos sanitários” se instalam e assolam um País com dimensões continentais. A pretensão desse artigo é apresentar o estado da arte dos recursos humanos em saúde, por meio de pesquisa quali-quantitativa, para, então, analisar quais são as ações de governo, se é que elas existem, para o enfrentamento desse problema, bem como quais são os impactos dessa problemática no Sistema Único de Saúde.
Ano: 2013
Formato: Artigos

Palavras chaves

1. Direito à saúde 2. SUS 3. Recursos humanos 4. Contratação .