Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Boas Práticas / Combate às Drogas: Funcef - Fundação Cultural, Esportiva, Educacional e Ambiental de Formoso do Araguaia

Boas Práticas

12/05/2014

Compartilhe esta notícia:

Combate às Drogas: Funcef - Fundação Cultural, Esportiva, Educacional e Ambiental de Formoso do Araguaia


Município de Formoso do Araguaia/TO 
 
- Identificação do Município -

A não ser pela presença dos índios, a região ficou praticamente abandonada até 1949. Foi no início da década de 1970 que um empreendedor iniciou experimentos plantando variedades de arroz de várzea de ciclo  ongo. Desta atividade pioneira, Formoso do Araguaia possui hoje o maior projeto de arroz irrigado em área contínua do mundo.

A cultura da melancia também tem sido significativa no Município, gerando empregos temporários e impactando diretamente na renda local. Além dessas atividades, a pecuária é um setor econômico de grande destaque na localidade por haver terras alagadas e propícias para a criação de gado de forma extensiva.

Com aproximadamente 18.804 habitantes, é considerada um dos mais importantes santuários ecológicos do Brasil. A Ilha do Bananal é um ponto turístico de enorme relevância por apresentar três ecossistemas que convergem: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

Suas belas praias, a densa vegetação em suas margens e a variada fauna fazem a alegria dos turistas e pescadores. Cenas como a imensa planície povoada por emas, capivaras, jacarés e gaivotas sobrevoando, é uma singularidade da região.

- Ação -TO_FormosoDoAraguaia2_Crack 
Por meio de um amplo programa de complementação escolar, em execução desde o ano de 2007, a Fundação Cultural, Esportiva, Educacional e Ambiental de Formoso do Araguaia (Funcef) oferece atividades para  rianças e adolescentes. Um dos objetivos é utilizar melhor o tempo ocioso desse público, agregando conhecimento, valores e os afastando do contato com o mundo das drogas.

Os alunos frequentam a instituição no contraturno, participando de até quatro atividades de acordo com suas aptidões. Condições para que possam participar do programa: manter as notas na média e frequência escolar.

As atividades são estruturadas em torno de programas e projetos complementares às atividades escolares, mas possuem metodologia específica. Dentre as ações oferecidas, temos: futebol, voleibol, karatê, capoeira, percussão, violão, teclado, sanfona, coral, artes plásticas, dança, teatro, informática e a Patrulha Ambiental Mirim (PAM).

Outra atuação do projeto, também baseada no contexto social do Município, são as palestras. Abordagens sobre alcoolismo, drogas, ética, diversidade cultural, meio ambiente, saúde e cidadania são assuntos em pauta no programa.

Há, inclusive, uma atenção especial aos familiares dos participantes, que são assistidos com visitas domiciliares e realização de minicursos sobre geração de emprego e renda.

- Resultados - 

 o A maioria escolas do Município foi mobilizada.
 o Atendimento de aproximadamente 1.100 crianças e adolescentes como beneficiários diretos.
 o Uma parcela desse público tem atendimento em tempo integral, com oferta de alimentação, higienização pessoal e transporte.
 o Diminuição do número de vítimas de exploração do trabalho infantil.
 o Aumento do leque de oportunidade de emprego.
 o Encaminhamento de adolescentes usuários de drogas a centros de tratamento.
 o Ex-alunos são empregados no projeto.

- Recursos -
 
A Funcef, bem como seus programas e projetos, é mantida pela Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia e por doações de empresas locais. Para somar, existem parcerias com as Secretarias de Saúde, Assistência social, Educação, Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Turismo.

O valor anual para o desenvolvimento das atividades é de, aproximadamente, R$ 550 mil.