Home / Boas Práticas / Combate às Drogas: A Viagem de Lucy: Degradação sócio-psico-social da dependência química
Boas Práticas
12/05/2014
Combate às Drogas: A Viagem de Lucy: Degradação sócio-psico-social da dependência química
Município de Balneário Pinhal/RS
- Identificação do Município -
Localizado em território litorâneo, Balneário Pinhal possui uma área de aproximadamente 113,15 km2 e população de 11.895 habitantes. A economia local é desenvolvida principalmente na área da apicultura, mas a construção civil e o comércio também desempenham papel importante.
O turismo no Município conta com inúmeras atrações, dentre elas as dunas de areia e a famosa praia do Pinhal, que recebeu esse nome devido a uma plantação de pinus existente nas proximidades do local.
- Ação -
A partir de informações coletadas pela rede de apoio municipal, constituída pelas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social surgiu a ideia do Projeto “A Viagem de Lucy: Degradação sócio-psico-social da dependência química”, idealizado no ano de 2012.
Essa é uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Conselho de Entorpecentes do Balneário Pinhal, que articula estratégias para minimizar os impactos e os danos causados aos jovens pelo uso indevido de drogas e busca alternativas para a prevenção.
A ação é desenvolvida nas escolas municipais em um ambiente prático e objetivo, onde diversos cartazes (banners) são distribuídos em uma sala da escola. Por meio de imagens, a história é contada, e os alunos são instigados a acompanhar a evolução do tema.
A narrativa fala sobre uma jovem cheia de sonhos e desejos chamada Lucy, que ao entrar na adolescência inicia um namoro com Tony e, por influência, passa a usar drogas. E, a partir de então, há o início de sua trajetória de degradação, perda de sua inocência, juventude e beleza.
A narrativa fala sobre uma jovem cheia de sonhos e desejos chamada Lucy, que ao entrar na adolescência inicia um namoro com Tony e, por influência, passa a usar drogas. E, a partir de então, há o início de sua trajetória de degradação, perda de sua inocência, juventude e beleza.
A segunda parte da história é um convite a outras viagens, onde são apresentadas opções de diversão sem o uso de drogas, a exemplo de passeios com os amigos e muita diversão. Nas imagens apresentadas, os jovens da comunidade aparecem em ambiente escolar praticando atividades como: danças típicas, alimentação saudável, ações ecológicas e projetos sociais.
- Resultados -
o Todas as escolas do Município foram mobilizadas.
o O projeto teve a participação de cerca de 1.300 alunos.
o O material apresentado foi bem explorado e executado em uma linguagem compreensível ao público-alvo, utilizando uma narrativa lúdica e oportunizando a aprendizagem.
o Ao serem criados espaços de problematização, houve a contrapartida dos alunos em relatar suas histórias, seus desejos, suas angústias etc.
o Muitos alunos apresentaram resultados além do que foi solicitado no projeto.
o Os professores verificaram atitudes positivas dos educandos, o que incentiva no fazer pedagógico reforçando a continuidade em sua jornada profissional e pessoal.
o Criou-se uma maior abertura para novas iniciativas e um olhar diferenciado para a utilização de novas estratégias no desenvolvimento de outros projetos.
- Recursos -
O custo total do projeto foi orçado em R$ 1.500,00 para a confecção dos banners e as armações necessárias para as apresentações.