Notícias
11/09/2018
No Dia Nacional do Cerrado, CNM lembra importância da preservação do bioma
Presente em Municípios de 14 Estados, o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Nesta terça-feira, 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado e, por isso, Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância de se preservar o bioma.
A Confederação explica que o Cerrado é considerado um berço das águas e tem uma importância estratégica para o abastecimento e a manutenção de uma rica biodiversidade. No bioma, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata.
Nas últimas décadas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros.
Nesse sentido, a CNM destaca que a conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País.
Preservação legal
No Congresso Nacional, tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/2010, que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. A matéria coloca o Cerrado e a Caatinga como patrimônios nacionais e define uma legislação federal específica para o uso sustentável, a conservação e a recuperação dos biomas.
Em comemoração ao dia, a Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 11, um seminário para demonstrar a importância do bioma. Parlamentares e especialistas vão discutir os recursos hídricos e a biodiversidade da região, a importância do Cerrado nas mudanças climáticas e a produção consciente.
A realização do evento foi sugerida por diversas organizações não-governamentais em parceria com a Câmara para comemorar o Dia Nacional do Cerrado. Os debates serão realizados no auditório Nereu Ramos, das 8h às 18h. Saiba mais aqui
O instituto WWF Brasil elaborou um vídeo sobre o Cerrado, confira aqui
Da Agência CNM de Notícias, com informações do WWF Brasil, MMA, Ibama e Agência Câmara