Notícias
09/03/2012
Eletroforese de hemoglobina é incluído nos exames realizados no período pré natal
Diversos cuidados com a Saúde da mulher devem ser tomados durante o período pré natal. Visando o bom andamento da gestação foi incluído ontem, 8 de março, mais um exame na lista de procedimentos pré-natais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a eletroforese de hemoglobina.
O novo exame é importante para detectar a anemia falciforme. Essa doença é hereditária e causa malformação das hemácias, que passam a ter uma forma semelhante a de foices, origem do nome da doença, com maior ou menor severidade de acordo com o caso. Os portadores da doença ficam com uma deficiência no transporte de oxigênio pelo organismo.
Devido a doença, a expectativa de vida diminui, com estudos reportando a uma vida média de 42 e 48 anos, em indivíduos masculinos e femininos, respectivamente. No caso das gestantes com doença falciforme, a situação se torna um pouco mais grave, assim como para o feto e para o recém-nascido.
A quantidade de substrato, recebido pelo feto, depende do fluxo sanguíneo uterino para a placenta e do tamanho e da integridade da membrana placentária. A placenta de pacientes com anemia falciforme é diferenciada em tamanho, localização e aderência à parede uterina. Isso poderá causar aborto, retardo de crescimento intra-uterino e parto prematuro.
Atualmente, há 23 exames disponíveis para as mulheres que fazem acompanhamento do pré-natal no SUS. É importante ressaltar que os cuidados com a Saúde devem ser tomados antes mesmo da fecundação a fim de garantir uma gravidez saudável.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que através dos exames médicos realizados no pré-natal é possível identificar e reduzir muitos problemas de Saúde que possam afetar a mãe e o bebê.