Notícias
11/09/2014
Dia Nacional do Cerrado: lembrado hoje, 11, tem o objetivo de preservar o segundo maior bioma do País
Esta quinta-feira, 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. O segundo maior bioma brasileiro é conhecido também como a caixa d’água do Brasil, pois abastece importante aquíferos e bacias hidrográficas, como a Amazônia e a Mata Atlântica. Apesar de ocupar 24% de todo território nacional, com uma área superior a 2 milhões de km2, o Cerrado é considerado o bioma mais ameaçado do planeta Terra. Por isso, carece de preservação.
Os Estados centrais do Brasil hospedam este bioma. Ele é predominante em Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas, ocupa parte de Minas Gerais, Maranhão e Bahia. É encontrado também em áreas isoladas no extremo norte do Pará, do Amapá, Roraima e Rondônia, além de uma faixa central em São Paulo e Paraná.
As características são o clima quente e úmido, com chuvas de verão e estação seca bem marcadas. A vegetação é formada por árvores mais baixas e troncos grossos e cheios de contornos e folhas grandes. As árvores características são Lixeira, Pau-terra, Pequi, Pau-santo, Ipê e Peroba-do-campo. As plantas, mais 12,3 mil espécies, tem raízes profundas, para que consigam sobreviver ao longo do período de estiagem.
Ameaça ao Cerrado
Apesar de tantas belezas e da importância do Cerrado para o Brasil e países vizinhos, mais de 55% dele foi destruído. Os motivos são geralmente extração ilegal de madeira e de carvão, desmatamento para o avanço da agropecuária e urbanização. Ao todo, 40% do Cerrado está ocupado pela criação de gado. Enquanto apenas 3% está protegido por leis ambientais.
O bioma, que tem 5% da biodiversidade do planeta e é a savana mais rica do mundo, sofre com desmatamento e queimadas. Todo ano são desmatados mais de 14 mil km2 de área. Com isso, 132 espécies da flora estão ameaçadas de extinção.
Iniciativa municipal
Foi para incentivar a preservação e proteção do Cerrado, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uberlândia (MG) levou as crianças e adolescentes para o Parque Municipal. A iniciativa é em comemoração à data. Cinquenta alunos da Escola Emei Maria Pacheco Rezende, e 65 alunos da Escola Estadual do Bairro Cruzeiro do Sul participaram deste passeio. Houve ainda oficina e apresentação de documentário sobre o tema.