Notícias
30/05/2016
CGLU lança aplicativo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Um aplicativo sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e sobre como localizá-los em suas agendas foi lançado pela Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a maior rede mundial de associações municipalistas,
A ferramenta para dispositivos móveis, disponível na App Store e no Google Play, concentra informações sobre como os ODS estão relacionados ao dia-a-dia dos Municípios e de seus governos. Assim, mostra o quão importante é o papel dos Entes municipais no atingimento desses objetivos e de suas mais de 160 metas.
O conteúdo do aplicativo está disponível em Inglês, Espanhol e Francês. Ele foi baseado na cartilha publicada também pela CGLU, intitulada Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o que os governos locais devem saber, que, em pouco mais de 20 páginas, descreve cada um dos objetivos, o que se espera atingir com eles e como os governos locais podem contribuir para tal.
ODS
Os ODS são uma série de objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como uma forma de dar continuidade e ampliar os Objetivos do Milênio que tiveram seu prazo acabado naquele ano.
Na implementação dos ODS e na própria elaboração de estratégias para isso, que estão previstas para acontecer até 2030, os Municípios têm grande importância pois eles estão mais ligados às realidades da população e suas necessidades mais imediatas. Desse modo, é de extrema importância que os governos locais se engajem na discussão e na aplicação dos Objetivos estabelecidos mundialmente.
“Todos os ODS têm metas direta ou indiretamente relacionada com o trabalho diário dos governos locais e regionais. Estes não deveriam se considerar meros implementadores da Agenda. Los governos locais são responsáveis políticos, catalizadores da mudança e o nível de governo melhor situado para vincular os objetivos globais com as comunidades locais”, diz a cartilha da CGLU.
Para fazer o download do aplicativo, acesse aqui
Encontre a cartilha, com conteúdo em espanhol, aqui
Para saber mais sobre os ODS, acesse aqui